Brasil discute na ISO normas para criação de prontuário eletrônico de saúde

by

O Comitê de Informática em Saúde da Organização Internacional de Padronização (ISO), do qual o Brasil é membro participante, com direito a voto, se reuniu para discutir a conformidade de normas internacionais que definam a interoperabilidade entre sistemas e informações na área da saúde. Também entrou na pauta de discussões o estabelecimento de normas para definir o que é e como criar um prontuário eletrônico de saúde pessoal. O objetivo do projeto é padronizar o prontuário para que as informações possam ser compartilhadas e o atendimento médico se torne mais ágil.

O encontro, realizado na Austrália, é conseqüência das demandas geradas pelo fenômeno da globalização e o surgimento de novos negócios na área da saúde, como o e-health. Para Paulo Lopes, do Departamento de Informática em Saúde da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), que fez parte da delegação brasileira como coordenador do Grupo de Trabalho de Comunicações, Equipamentos e Interoperabilidade da Comissão Especial de Estudos em Informática em Saúde da Associação Brasileira de Normas Técnicas, um sistema de prontuário eletrônico de saúde pessoal permitirá a uma pessoa gerenciar suas próprias informações e de membros da sua família sobre sua saúde e bem-estar.

De acordo com Lopes, caso a pessoa necessite de atendimento médico de emergência em uma cirurgia ou em um acidente estarão disponíveis as informações básicas, como histórico familiar, cirurgias anteriores, vacinas e alergia a medicamentos, entre outros. “Como o prontuário é propriedade do paciente, deve estar disponível sempre que necessário, a qualquer hora, em qualquer lugar”, enfatiza.

Parece muito bom, agilizaria muita coisa, concordo… mas me surgiu uma pequena dúvida, e se esses prontuários caírem sobre mãos erradas? Primeiro, acho que seria uma grande ajuda para os spammers, segundo, será que empresas contratariam pessoas com histórico de câncer na família? Ou ainda, quais seriam as chances de uma recém-gestante conseguir um emprego? Ou pirando mais ainda, quais as chances de uma mulher, recém-casada, na época do alarmezinho (período em que os hormônios femininos “pedem” para engravidar… não sei explicar melhor, mas que existe existe), conseguir um emprego?

Acho que muita coisa deva ser pensada antes de implementar uma norma dessas.

Fonte: Modulo Security

2 Respostas to “Brasil discute na ISO normas para criação de prontuário eletrônico de saúde”

  1. Ranieri Marinho de Souza Says:

    Interessante seu texto

    Abraços,
    Ranieri Marinho de Souza
    Segurança da Informação

  2. Luiz Alves Says:

    Com certeza os prontuario eletronicos ja tem evoluido principalmente em alguns paises da Europa e EUA. com certeza a seguranca e uma das maiores preocupacoes em todos os setores da sociedade. Bancos,Empresas,hospitais etc…. isso nao pode ser uma barreira para nao levar-mos a serio o desenvolvimento de um prontuario eletronico eficente…aqui nos EUA. existe a maior seguranca do planeta mesmo assim existe roubo de identidade(eu mesmo ja fui vitima disso) o policiamento tem que ser constante em todas as areas,se nao der manutencao no encamento de nossa casa pode ter certeza que mais cedo ou mais tarde o vazamento chegara….o importante e que o fazddo um protuario nao so estaremos salvando vidas mas estaremos tambem solucionando o problema grave que gera despesas incalculaveis ou seja com pacientes cronicos….sem tecnologia nao se faz nada hoje em dia. por favor nao coloquem obstaculos na criacao de prontuario eletronico. o qual nao deve ser monopolizado por emprezas nem pelo governo ,devemos ter varias emopresas criando seus prontuarios para serem negociados em todos e diferentes municipios de nosso pais, desde que os mesmos possam ter inegracao com o sista do SUS.
    Luiz Alves
    Cityrunners Inc. USA

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: