Smiley Day

by

: com essa carinha de anjo e muito botox (), o smiley comemora 25 anos. Há algum tempo, tive uma matéria na faculdade chamada Interface Homem Máquina, onde aprendemos, dentre muitas outras coisas, o por que do nascimento do emoticon. Praticamente todo tempo usamos estes tais smileys, às vezes sem ao menos percebermos ele está lá, como de maneira automática, você já parou para pensar como seria difícil identificar o conteúdo de um texto sem as “carinhas”? Se você, como eu, é daqueles que apertam a descarga e começam a escrever tudo que vem na cabeça, com certeza já passou por maus bocados quando queria dizer uma coisa, mas a pessoa entendeu outra, não é? Pois bem, é aí que entram os smileys, isto é, para darem uma maior exatidão no que você quer dizer.

Suponhamos as seguintes frases:

– Você é uma idiota!
– Você é uma idiota!

em ambas disse a mesma coisa, mas escreva a primeira para tua namorada “naqueles dias” e você vai entender a utilidade que tem um emoticon!

Enfim, na verdade o que queria mesmo era dar os parabéns ao inventor destes sinais, Scott Fahlman. Scott conta em seu site que nos anos 80 a comunidade científica de computação tinha um importante mecanismo de comunicação, os “bulletin boards”, atualmente conhecido como newsgroups; por ser formada de cientistas, esses “bboards” tinha um teor bem sério, o que dificultava quando o assunto tomava um caráter diferente, como discussões políticas, dentre outros. Para contornar isso, Fahlman teve a brilhante idéia de criar uma sequência de caracteres que exprimisse que aquele conteúdo não era para ser levado tão a sério; claro que na época não havia interfaces gráficas como conhecemos hoje, muito menos MSN e afins, precisava-se criar algo que pudesse ser usado por linha de comando, eis então que Scott bolou uma maneira elegante de indagar que aquele conteúdo não era tão sério, surge o : – ) … no mesmo instante, Scott propos o uso do : – ( para sugerir raiva e etc.

Depois disso veio o “bum!”, muitos aceitaram e começaram a aparecer variantes, como por exemplo o😉.

É isso, para o Scott.

Seguindo a tradição que o Haendel inventou, vou colocar um smiley que eu goste, não é um Meme, nem nada disso, mas quem quiser continuar a brincadeira, sinta-se à vontade …

tenho dois preferidos na verdade, o sapeca: e o cachorro que caiu do caminhão da mudança (ou nana banana, …não é para fazer sentido):

ps: foi intencional tantos smileys nesse post … mas nenhum sofreu nenhum tipo de acidente durante a criação do post

2 Respostas to “Smiley Day”

  1. Nana Banana Says:

    aheeeeeeeeeeeeeee

    que gracinha!!

    Beijocas Celo!

  2. Emily-SemQuererSaiu Says:

    ahaiuahiahaiua

    adooooooooro smiles e emotions!

    *bixao!!!

    (Ps:e-mail pra vc!)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: