Tido como extinto, golfinho do Rio Yangtze reaparece

by
A imprensa chinesa anunciou que um empresário de Tongling, na China, gravou imagens de um “grande animal branco” no dia 19 de agosto. O animal foi identificado como um baiji pelo professor Wang Ding, especialista do Instituto de Hidrobiologia da Academia de Ciências da China.
Esta é a primeira notificação de avistamento de um baiji desde que expedição científica não localizou nenhum indivíduo, no ano passado.
Com base na complexidade geográfica e hidrológica do rio, e na definição oficial de extinção IUCN (União Internacional para Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais), a Rede WWF e diversos cientistas concordaram que a espécie estaria “funcionalmente extinta”, mas que ainda era muito cedo para ter sua extinção declarada.
“O aparecimento do baiji provou que nossa preocupação procedia e se apresenta como uma última esperança para a salvação da espécie, com medidas mais fortes, disse o Dr. Zhu Jiang, do WWF-China. “O WWF chama por esforços conjuntos imediatos para garantir um habitat para este maravilhoso animal, uma espécie que indica as condições de saúde do Rio Yangtze.
O WWF está ativamente envolvido na proteção de cetáceos e seus habitats no Yangtze. “Uma estratégia plural envolvendo várias áreas como agricultura, recursos hídricos, transporte, proteção ambiental e saneamento, deveria ser aplicada para reduzir a interferência do ser humano e proteger os cetáceos fluviais”, disse Zhu.
No ano passado, o WWF trabalhou em conjunto com outras áreas para definir um esboço de estratégia de proteção e um plano de ação para aumentar a capacidade de proteção de reservas naturais.
“As estratégias de proteção e o plano de ação serão implementados dentro do programa WWF-HSBC para conservação do baiji e do Yangtze, juntamente com os diversos setores interessados”, concluiu o especialista.
Fonte: WWF-Brasil 

3 Respostas to “Tido como extinto, golfinho do Rio Yangtze reaparece”

  1. As partes interessadas Says:

    Quem dera as pessoas realmente dessem importância a fatos como esse, não é? Mas o que vemos é que nem medidas simples, como economia de água, por exemplo, são adotadas por enquanto… muito triste…

  2. palas Says:

    nossa, que notícia boa. quer dizer, não exatamente boa, mas pelo menos dá esperança de continuidade a esse golfinho lindo que disseram que estava extinto. é um choque saber que ainda hoje em dia algumas espécies correm risco tão grave de extinção, sem nenhuma ação de ONGs ou, principalmente, dos governos para que isso seja revertido. boa sorte pro golfinho chinês, espero que consigam dar a ele um habitat saudável finalmente. legal vc ter publicado essa notícia aqui! =) xo

  3. Paula Says:

    Estou fazendo uma pesquisa sobre o Golfinho do Rio Chinês e queria que vocês do site por favor me ajudassem com informaçoes, como os hábitos do animal, motivos da extinção e etc. Fiquei muito interessada nesse incrivel ser vivo. Obrigada por publicar esta noticia maravilhosa.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: