Dia do Blog

by

Um weblog, blog ou blogue é uma página da Web cujas atualizações (chamadas posts) são organizadas cronologicamente de forma inversa (como um diário). Estes posts podem ou não pertencer ao mesmo gênero de escrita, referir-se ao mesmo assunto ou ter sido escritos pela mesma pessoa.

Recém saído do forno, digamos assim, o BlogDrops ainda dá suas primeiras engatinhadas nesse “mundo” chamado blogosfera; começei pretencioso, querendo o mundo, mas aos poucos, assim como quando aprendemos a caminhar, percebe-se que nada é tão simples assim; de passo em passo vamos percebendo que tudo tem seu lado bom e seu lado ruim, é complicado manter uma rotina de posts, coisa que ainda não aprendi a manter por sinal, manter um layout agradável para quem ao acaso aparece por aqui, ou pior, manter um conteúdo interessante que prenda essas mesmas pessoas que por acaso aparecem, nada disso é simples, mas como diria o saudoso Fernando Pessoa: “Tudo vale a pena quando a alma não é pequena.” … isto é, manter um blog passa a ser muito interessante quando quem você está realmente tentando agradar é você mesmo (blogueiro). Alguém em algum lugar também vai se interessar, e foi exatamente por este motivo que começei o BlogDrops.

Os blogueiros referenciavam entradas interessantes em outros blogs,normalmente adicionando suas opiniões. Créditos eram concedidos a um blogueiro individual quando outros reproduziam os links que este havia encontrado. Devido à freqüente interligação entre os blogs existentes na época, os críticos chamaram os blogueiros de incestuosos, que por sua vez sabiam que amplificavam as vozes uns dos outros quando criavam links entre si. E assim a comunidade cresceu. Os blogueiros pioneiros trabalharam para se tornar fontes de links para material de qualidade, aprendendo a escrever concisamente, utilizando os elementos que induziam os leitores a visitar outros sites.

Ou seja, este é o espírito do BlogDay, resgatar esse antigo preceito de o que é um blog, linkar outros blogs com conteúdo interessante. Segundo diz a lenda, devemos linkar 5 blogs; bom, como disse, o BlogDrops ainda é um pequeno e insignificante blog em meio à essa imennnnsa blogosfera, então acho que seja justo eu colocar aqui alguns dos meus mentores, blogs que sem os quais hoje muito provavelmente não estaria aqui. São eles:

 

 

Mais alguns que sugiro:

Ainda em tempo, a escolha do dia 31/08 é por que, segundo os criadores, são os números que mais se aproximam da palavra BLOG . Bom, se analisar bemmmm faz sentido

Aproveitando para introduzir um assunto que pretendo deixar fixo no BlogDrops, Segurança da Informação. Muitos me queixaram nos ultimos meses de terem perdido suas contas de e-mail, msn, orkut, etc. Na maioria dos casos o que ocorreu foi a “quebra” da senha do usuário, geralmente por ser uma senha muito fácil. Esta brincadeira de trocar numéros por letras que não é por causa dos emos surge para suprir esse défcit, consiste em trocar letras por números que se assemelham, como por exemplo o “S” pelo “5”, ou ainda o “A” pelo “4” ou ainda o “@”; este truque no final das contas é altamente recomendado e acaba compondo a especificação para criação de senhas segundo a norma ISO1779:

– As senhas devem ter, no mínimo, 6 caracteres;
– Não devem conter caracteres idênticos consecutivos;
Não utilize somente números ou letras. Faça uso de outros caracteres, como “_ ) = @ ~ &”;
– Evite reutilizar ou reciclar senhas antigas;
– Altere suas senhas regularmente, como a cada 3 meses, por exemplo;
– Mantenha um registro de todas as senhas antigas dos usuários e evite que elas sejam reutilizadas;
– Altere todas as senhas-padrão (default);
– Elimine ou bloqueie contas de usuários compartilhadas;
– Não guarde senhas em papéis;
– Não guarde senhas em arquivos do Word, Excel, TXT, etc. Use programas próprios para isso;
– Não use uma mesma senha em vários serviços;
– Esteja atento a digitar a senha, para não digitá-la em um lugar errado por engano, como no campo do nome de usuário, por exemplo;
– Em senhas para acesso a informações importantes, use pelo menos 8 caracteres e faça uma combinação complexa, conbinando números, letras (maiúsculas e minúsculas), caracteres pouco usados, enfim.

Fontes: Wikipedia, Wikipedia denovo, Infowester e é claro Brogui

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: