WWF no Brasil

by

Coincidências à parte, neste exato dia, há 11 anos, era criado oficialmente o WWF-Brasil . Tudo bem, eu já sabia, e por isso deixei para falar sobre o WWF no Brasil hoje

Bom, na verdade a história do WWF no Brasil começou deveras antes de 1996, mais exatamente em 1971, quando a rede inciou seu trabalho apoiando os primeiros estudos feitos sobre um desconhecido primata ameaçado de extinção do Rio de Janeiro; trabalho este que futuramente iria se tornar o Programa de Conservação do Mico-Leão-Dourado, um dos mais bem sucedidos projetos do gênero no mundo. Mas foi mais pelas tantas dos anos 80 que a WWF se intensificou no Brasil, em especial com o tão conhecido Projeto Tamar, e, ao optar por trabalhar com parceiros locais, o WWF ajudou a criar e fortalecer uma gama de entidades ambientalistas que hoje ocupam lugar de destaque na área de conservação, como a Fundação Vitória Amazônica.

Até o ano de 1989, diferentes organizações da rede WWF financiavam diretamente projetos desenvolvidos por instituições ou estudantes e pesquisadores brasileiros. Porém, com a proporção que o suporte técnico-financeiro tomou, foi necessário a criação de um escritório de representação; isso aconteceu no ano de 1990 com a contratação do biólogo Dr. Cléber Alho, que ficou responsável pelo mais novo escritório da organização na cidade de Brasília, que todavia era mantida pela WWF-EUA. Em 1993, para dar mais agilidade ao trabalho, foi nomeado o primeiro diretor do escritório, o biólogo Eduardo Martins.

Consolidação

É notável a diversidade e riqueza natural deste país que tanto amo; face isto, percebeu-se que o Brasil precisava contar com uma entidade própria, que pudesse contribuir de forma mais efetiva para o debate e as soluções dos problemas ambientais, e em 1994, a equipe brasileira ganhou sinal verde para viabilizar uma estrutura própria.

Finalmente, no dia 30 de Agosto de 1996, é criado oficialmente o WWF-Brasil, organização brasileira autônoma e sem fins lucrativos de conservação da natureza que passa a integrar a Rede WWF. O Brasil se tornou a 25ª organização da Rede WWF e a primeira da América Latina.

Atualidade

O WWF-Brasil, atualmente, executa projetos espalhados por todo o país, por meio de parceirias com empresas, organizações não-governamentais, órgãos do governo federal, estaduais e municipais, desenvolvendo atividades de pesquisa e diagnóstico; proteção de espécies e de ecossistemas ameaçados; desenvolvimento de modelos alternativos de conservação e uso dos recursos naturais; capacitação e desenvolvimento de entidades parceiras; disseminação de resultados por meio de educação ambiental, políticas ambientas e comunicação; e campanhas de mobilização social.

Ainda, o WWF-Brasil, conta com escritórios em São Paulo, Rio Branco, Manaus, Macapá, Campo Grande e Corumbá.

“Contribuir para que a sociedade brasileira conserve a natureza, harmonizando a atividade humana com a conservação da biodiversidade e com o uso racional dos recursos naturais, para o benefício dos cidadãos de hoje e das futuras gerações”.
Missão do WWF-Brasil

Fonte: WWF-Brasil
Links: 
Projeto Tamar
AssociaçãoMico-Leão-Dourado 
Fundação Vitória Amazônica

Uma resposta to “WWF no Brasil”

  1. Emily-SemQuererSaiu Says:

    eu sei muito bem do valor do projeto e do trabalho, mas eu não posso deixar de comentar…Pandas são lindos!!!oonnhhhh

    eheheh

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: