PKN-zeta, proteína que mantêm memória viva

by

O professor Yadín Dudai, chefe do Departamento de Neurobiologia do Instituto de Ciências Weizman, da cidade israelense de Rehovot, e por sua colaboradora na pesquisa, Reut Shema, descobriram uma proteína, a enzima PKN-zeta, que atua como uma pequena máquina que a mantém viva e também pode apagar a memória.

Os cientistas trabalharam segundo uma hipótese do americano Todd Sacktor, do Downstate Medical Center, que adestrou ratos de laboratório para rejeitar certos sabores.

Em seguida, Sacktor injetou neles uma droga capaz de bloquear a enzima PKN-zeta, uma proteína específica em uma área do cérebro associada à memória dos sabores, e imediatamente os ratos esqueceram o que tinham aprendido.

Essa enzima é encontrada na sinapse, o ponto de união funcional entre duas células nervosas, e é capaz de modificar algumas facetas na estrutura desse contato. Para isso, deve estar sempre ativa, a fim de reter as mudanças que tenham ocorrido, como por exemplo o aprendizado incorporado à memória –com isso, os cientistas concluem que esta última é dinâmica, e não algo estático.

“O principal objetivo da pesquisa é contribuir para o fortalecimento da memória em pessoas idosas ou que sofreram problemas devido a acidentes, mas também poderia ser aplicada para remover lembranças traumáticas”, disse Yvsam Azgad, porta-voz do centro.

Fonte: Folha Online

Uma resposta to “PKN-zeta, proteína que mantêm memória viva”

  1. «©ä®ðyñ» Says:

    O pia, nao ser para pessoas que tem memoria de Peixe?
    Pessoas que tem o apilido de Dolly ( aquela do procurando Nemo)

    Hehe, este eh meu apilido!

    hauahauHUHUAHUahu

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: